terça-feira, janeiro 24, 2012

A ética na política no episódio do Pinheirinho

Desde o último domingo, dia  22 de janeiro de 2012, vemos notícias sobre uma operação de reintegração de posse de uma área do município de São José dos Campos (veja aqui uma das notícias publicadas).
O acontecimento, em si, é complexo. De outro lado, os fatos são apresentados de forma a ativar nossos diversos sentimentos. Contudo, o lamentável disso tudo é ver um grupo enorme de pessoas extremamente vulneráveis pagar pela disputa eleitoral para o comando de um dos principais municípios de São Paulo e do Brasil.

O "dérbie" PT x PSDB travado em São José dos Campos mostrou a sua face cruel. Falou-se em tragédia humanitária. Não duvido.

É claro que é importante conhecer o método e os intrumentos que foram utilizados. Isto é, os trâmites judiciais e, nesse caso, o conflito entre ordens das justiças estadual e federal. Todavia, penso que o importante é deixar claro os fins de tudo isso. Tribunais, polícia, mídia são conduzidos de modo a provocar sensações que devem render votos no próximo mês de outubro. O que o que está por trás disso tudo é o clima de guerra de torcidas da disputa eleitoral entre os principais partidos brasileiros. Disputa que não se contenta em ser tragédia e se transforma em desastre.

Os protagonistas silenciosos desse espetáculo apenas aguentam a dureza da vida, agora um tanto quanto mais dura. A diferença é que, marca de nosso tempo, se passa como um reality show. Mostrada para ser utilizada como propagando eleitoral.  Oh admirável mundo novo!

O episódio do Pinheirinho deveria servir para discutirmos a ética na política. Mas, infelizmente, isso parece improvável. Então, oxalá que não haja outros Pinheirinhos.

Nenhum comentário: