domingo, setembro 04, 2011

A internet e a educação escolar

Quais as possibilidades da internet para o a educação escolar? Essa pergunta é muito importante. Eu tenho utilizado, desde de 2006, o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE como auxiliar nos cursos que tenho ministrado. Além disso, me envolvi na oferta de cursos na modalidade educação a distância que utilizam tais ambientes virtuais de aprendizagem.

Apesar de fazer uso do computador, inclusive com recursos baseados na internet, julgo que ainda nos guiamos pelas referências dadas pelas tecnologias convencionais. Ou seja, pelas formas usuais do trabalho escolar que se estabeleceram ao longo do século XIX.

Observo, por exemplo, que é muito comum fazer uma simples transposição dos materiais e das atividades comumente utilizados nas aulas convencionais para dentro de um ambiente virtual de aprendizagem. Mas, isso representa apenas uma das possibilidades de emprego dos recursos. Pode  ser um passo importante (e até interessante) na medida em que permite um melhor registro de conteúdos, melhora a comunicação, etc.(como auxiliar no ensino dito presencial). Mas, a internet possuí potencialidades que considero que ainda não foram bem delineadas no que se refere aos aspectos pedagógicos dos recursos disponíveis.

O uso, na educação, do computador e das tecnologias de informação e comunicação que estão reunidas (ou são potencializadas) em um ambiente virtual de aprendizagem operado na internet, requer uma abordagem pedagógica própria. Passar a utilizar esses recursos representa mais do que uma simples adesão aos condicionantes técnicos destes.  Requer um tratamento metodológico apropriado. Há sempre o risco de subutilização dos recursos disponíveis ou do emprego inadequado ou mesmo incorreto considerando os critérios pedagógicos.

Estamos, por outro lado, dentro de um processo que transcorre num período tão curto e recente. O vídeo abaixo nos mostra como os diversos recursos hoje comuns - alguns até considerados já antigos - (como os blogs) surgiram faz poucos anos.

Isso, dentro da história, é muito pouco tempo. Nós professores ainda teremos muito o que aprender para darmos efetividade às promessas que as tecnologia de informação e comunicação colocaram para o setor da educação.


Um comentário:

Paulo Celso Gonçalves disse...

Agradeço a boa alma que nos enviou este link muito interessante mesmo tendo se mantido no anonimato que, apesar de ser no mundo virtual, neste caso, é real.